quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Por Quem Jesus Morreu?

 

        Jesus  morreu  por  toda  a  humanidade,  e  a  abrangência  de  Sua  expiação  foi  universal.  Ele  pagou  o  preço  a  Deus  pelos  nossos  pecados  (Ef  5.2), de  sorte  que  todos  aqueles  que  que  confiam  nEle  para  a  salvação  são  perdoados  e  justificados  (Rm  5.6-11).

        No  entanto,  esta  doutrina  que  é  tão  bem  documentada  nas  Escrituras  vem  sendo  negada  contundentemente.  O  Calvinismo  advoga  a  "Expiação  Limitada",  dizendo  que  Cristo  morreu  somente  por  um  grupo  de  eleitos,  e  não  pela  humanidade  em  geral.  Mas,  será  mesmo  que  é  isso  que  as  Escrituras  ensinam?  O  que  elas  dizem?  Deixemos  a  Bíblia  falar  por  si  mesma.

          Jesus  Afirmou  a  Universalidade  de  Sua  Expiação

     Em  primeiro  lugar,  o  próprio  Jesus  afirmou  que  a  abrangência  de  Sua  expiação  era  universal.  O  Filho  de  Deus  declarou  explicitamente  que  o  Seu  sacrifício  e  obra  redentora  foram  efetuados  em  favor  do  mundo  todo,  e  não  apenas  por  um  "grupo  especial".  Se  não,  vejamos.

     No  diálogo  com  Nicodemos,  Jesus  afirmou  clara  e  abertamente  que  o  Pai  o  havia  enviado  por  amor  ao  mundo  todo,  e  não  apenas  por  um  coletivo:  "Porque  Deus  amou  o  mundo  de  tal  maneira  que  deu  o  Seu  Filho  unigênito,  para  que  todo  aquele  que  nEle  crê  não  pereça,  mas  tenha  a  vida  eterna.  Porque  Deus  mandou  o  Seu  Filho  ao  mundo,  não  para  que  condenasse  o  mundo,  mas  para  que  o  mundo  fosse  salvo  por  Ele"  (Jo  3.16,17).  Ainda  no  diálogo,  Jesus  fala  de  Si  mesmo  como  a  "Luz  que  veio  ao  mundo"  (Jo  3.19). 

        Jesus,  ainda,  afirmou a  universalidade  de  Sua  expiação  nos  seguintes  termos:  "O  pão  de  Deus  é  aquele  que  desce  do  céu  e  dá  vida  ao  mundo"  (Jo  6.33);  "Eu  darei  a  minha  carne  pela  vida  do  mundo"  (Jo  6.51);  "Eu  vim,  não  para  julgar  o  mundo,  mas  para  salvar  o  mundo"  (Jo  12.47).

        Portanto,  indubitavelmente,  Jesus  declarou  a  universalidade  de  Sua  expiação.  

       Os  Anjos  e  os  Contemporâneos  de  Cristo  o  Declararam  como  Salvador  de  Toda  a  Humanidade

     Os  discípulos  contemporâneos  de  Cristo  viam-nO,  não  por  acaso,  como  sendo  o  Salvador  do  mundo. Disseram os  samaritanos  à  mulher  samaritana:  "Já  não  é  pelo  teu  dito  que  nós  cremos  [em  Jesus];  porque  nós  mesmos  o  temos  ouvido,  e  sabemos  que  este  é  verdadeiramente  o  Cristo,  o  Salvador  do  mundo"  (Jo  4.42).  João  Batista  aponta:  "Eis  o  Cordeiro  de  Deus,  que  tira o  pecado  do  mundo!"  (Jo  1.29).  

    Até  mesmo  o  anjo  de  Deus,  ao  anunciar  a  boa-nova  do  nascimento  do  Messias  aos  pastores  de  Belém, regozijou-se  dizendo:  "Não  temais,  porque  eis  que  vos  trago  novas  de  grande  alegria,  que  serão  para  todo  o  povo"  (Lc  2.10).  Quão  maravilhosas  eram  essas  novas!  "Hoje  nasceu  o  Salvador" (Lc  2.11).  Mas,  vale  lembrar  que  essas  novas  só  seriam  de  alegria  para  todo  o  povo,  se  o  Salvador  tivesse  vindo  para  morrer  por  todos  eles.  Do  contrário,  não  seriam  notícias  de  grande  alegria  para  "todos",  mas  tão-somente  para  "alguns".   

    Portanto,  tanto  os  anjos  de  Deus  quanto  os  coetâneos  de  Cristo  o  declararam  como  sendo  o  Salvador  universal.

      As  Escrituras   Dizem  que  Deus  Ama  a  Todos  os  Homens  com  Amor  Salvífico

    Sendo  fato  que  "é  o  desejo  de  Deus  que  todos  os  homens  se  salvem"  (1 Tm  2.4),  e  que  "Ele  anuncia  a  todos  os  homens  em  todo  o  lugar  que  se  arrependam"  (At  17.30),  por  que  Ele  entregaria  o  Seu  Filho  a  apenas  alguns?         

    Inelutavelmente,  Deus  ama  a  todos  com  amor  salvífico.  Do  contrário,  Ele  não  teria  dito  que  "não  se  agrada  da  morte  do  ímpio,  mas  sim  que  ele  se  arrependa"  (Ez  33.11).  Assim  sendo,  é  totalmente  incongruente  que  Deus  deseje  que  todos  os  homens  se  salvem e que ao  mesmo  tempo  não  lhes  dê  a  possibilidade  de  salvação,  ao  negar  o  Seu  único  Filho  a  muitos.

    As  Escrituras  dizem  que  Jesus  Morreu  Por  Todos

   Finalmente,  as  próprias  Escrituras  inequivocamente  demonstram,  por  meio de  textos  claríssimos,  a  universalidade  do  sacrifício  de  Cristo.    

Se  não,  vejamos:  "Todos  nós  andamos  desgarrados  como  ovelhas;  cada  um  se  desviava  pelo  seu  caminho,  mas  o  Senhor  fez  cair  sobre  Ele  a  iniquidade  de  nós  todos" (Is  53.6);  "Pois  assim  como  por  uma  só  ofensa  veio  o  juízo  sobre  todos  os  homens  para  condenação,  assim  também  por  um  só  ato  de  justiça  veio  a graça  sobre  todos  os  homens  para  justificação  de  vida"  (Rm  5.18);  "Porque  há  um  só  Deus  e  um  só  Mediador  entre  Deus  e  os  homens:  Jesus  Cristo,  homem,  o  qual  se  deu  a  Si  mesmo  por  todos,  para  servir  de  testemunho  a  seu  tempo"  (1  Tm  2.5,6);  "Porque  para  isto  trabalhamos  e  lutamos,  esperando  no  Deus  Vivo,  que  é  o  Salvador  de  todos  os  homens,  principalmente  dos  fiéis" (1 Tm  4.10);  "Porque  a  graça  de  Deus  se  há  manifestado,  trazendo  salvação a  todos  os  homens"  (Tt  2.11);  "vemos,  porém,  coroado  de  glória  e  de  honra  a  este  Jesus,  que  fora  feito  um  pouco  menor  do  que  os  anjos,  por  causa  da  paixão  da  morte,  para  que,  pela  graça  de  Deus,  provasse  a  morte  por  todos"  (Hb  2.9);  "Ele  é  a  propiciação  pelos  nossos  pecados, e   não  somente  pelos  nossos,  mas  também  pelos  de  todo  o  mundo"  (1  Jo  2.2);  "Nós  vimos  e  testificamos  que  o  Pai  enviou  o  Seu  Filho  para  ser  o  Salvador  do  mundo"  (1 Jo  4.14).      


            

          


     

Um comentário:

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