domingo, 10 de março de 2019

QUEM É A ROCHA DE MATEUS 16:18?


I.  Introdução

Hoje em dia, em virtude do ensino católico-romano, se tem a ideia de que o apóstolo Pedro era a pedra referida por Jesus em Mateus 16:18. Por isso, o chamam de primeiro papa, de chefe máximo da igreja. No entanto, ao analisarmos o que a Bíblia Sagrada diz, vemos que só Jesus é o Cabeça da Igreja (Cl 1.18; Ef 1.22). E nesta postagem veremos pela Bíblia Sagrada quem é a Rocha, ou Pedra que Jesus se referiu em Mateus 16:18.


Primeiramente devemos analisar o contexto. Jesus estava em Cesareia de Felipe, e perguntou aos seus discípulos quem as pessoas diziam que Ele era. Eles cogitaram um pouco e já dizeram: "Uns, João Batista, outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas." Jesus, após ouvir isso, perguntou: "E vós, quem dizeis que Eu sou?". Na mesma hora um dos discípulos chamado Simão Barjonas disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus falou que foi Deus quem revelou isso a Pedro. Isso era algo de sobremodo estupendo demais para ter sido Pedro que chegou a essa conclusão. Só poderia ter sido por revelação divina que Pedro afirmou tais palavras. E Jesus então logo disse: "Tu és Pedro, e sobre essa Pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (V. 18). Mas, será que essa Pedra ou Rocha era mesmo Pedro?


II.  Jesus:  A  Verdadeira  Rocha

Aqueles que defendem tal tese a baseiam pelo fato do nome Pedro ter etimologia no grego "Petros", que significa "pedra". No entanto, Jesus chama Simão de Pedro, por ter sido a sua confissão a pedra em que a igreja seria edificada. Em todos os séculos, a igreja sempre foi edificada através do firme fundamento de Cristo. É Ele a Rocha, o firme fundamento, e, além dele, "não há outra Rocha que eu conheça" (Is 44.8).


Se pormos outro fundamento além de Cristo estamos ensinando heresias. Ninguém pode por outro fundamento além de Cristo Jesus (1Co 3.11). É digno de nota que, nas Escrituras Sagradas, Deus é chamado várias vezes de "Rocha" ou "Pedra" ― num sentido figurado, claro. Vejamos exemplos:



* Deus é a nossa Rocha Firme (Sl 62.2,7; Is 17.10);



* Deus é a nossa Rocha de Refúgio (Sl 71.3; 94.22);



* O Senhor Deus é a nossa Rocha (Sl 19.14; 78.35; 92.15);


* Deus é a Rocha da nossa Salvação (Sl 89.26; 95.1; Dt 32.15);

*  Deus é a nossa Rocha Eterna (Is 26.4).


*  Deus é a Rocha e Pedra de Israel (Is 30.29; Gn 49.24; 2Sm 23.3).


*  Deus é o El Shaddai, isto é, é A Rocha, O Todo Poderoso (Gn 17.1).



"Não há Rocha alguma como o nosso Deus" (1Sm 2.2). O salmista várias vezes dizia: "Deus é a minha Rocha" (Sl 28.1; 144.1; 2Sm 22.2, etc..). Certa vez ele disse: "Quem é Rocha senão o nosso Deus?" (2Sm 22.32).  Deus Pai, ao falar de Jesus, disse: "Eis que assentei uma PEDRA   em Sião, uma PEDRA já provada, PEDRA preciosa de esquina, que está bem firme e fundada" (Is 28.16). O profeta Daniel, ao interpretar o sonho do rei Nabucodonosor, interpretou a "Pedra" que o rei tinha visto como sendo o próprio Cristo estabelecendo o Reino de Deus na terra (Dn 2.34-35). O Novo Testamento  também várias vezes fala de Jesus como de uma Pedra ou Rocha. Jesus é a "Pedra que os edificadores rejeitaram" e que Deus fez Cabeça de esquina (Sl 118.22; Mt 21.42; Mc 12.10-11; Lc 20.17; At 4.11; 1Pe 2.7; Ef 2.20).  Vale lembrar que o próprio Pedro reconheceu isso (At 4.11; 1Pe 2.7). Aquele que está obedecendo a Jesus está firme na Rocha, "arraigado e edificado nele" (Cl 2.7). Jesus se compara a uma Rocha (Mt 7.24-27). Jesus era a Pedra que guiava o povo de Israel (1Co 10.4). Paulo é bem explícito ao falar: E A PEDRA ERA CRISTO. 


III.  Conclusão




Portanto, vemos, na Bíblia Sagrada, que Jesus é a Pedra. É baseado na confissão de Pedro que a igreja até hoje se fundamenta: A que Cristo é o Filho do Deus Vivo, enviado a esse mundo para morrer em nosso lugar, para provar a morte pelo mundo (Jo 6.51),e ressuscitar ao terceiro dia. Esse é o Evangelho (1Co 15.1-3). 



Isso é baseado tanto na Bíblia Sagrada, Palavra de Deus, como também na fé dos crentes primitivos. Eles eram unânimes em crer que a Pedra era Cristo. A Pedra fundamental do cristianismo é a de que Jesus é o Cristo (Mt 16.20). 


Jesus Cristo não estava entregando nada ali a Pedro que não entregasse aos demais apóstolos. Mais tarde Jesus dá a chave do Reino dos céus aos demais discípulos (Mt 18.18-19), assim como tinha dado a Pedro (Mt 16.19).  Pedro não se achava o chefe da igreja, considerava os outros superiores a si mesmo (2Pe 3.15-16). Não aceitava adorações humanas (At 10.25-26). Portanto, por que iriamos presumir que Pedro era Rocha, sendo que o testemunho das Escrituras prova justamente o contrário? Somente Jesus é a nossa Rocha Inabalável! 



Por: Daniel Cardoso.










O PERIGO DO CRISTIANISMO EMOCIONAL

  Ultimamente, tenho notado muito o prejuízo causado pela ausência de compreensão correta no que diz respeito ao lugar das emoções na vida c...